Redondo e Évora
Âmbito da Intervenção
A empreitada de construção do troço da Linha de Évora entre Évora Norte e o Freixo, compreende a execução dos seguintes trabalhos:
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Criação de nova plataforma de via-férrea, numa extensão de 20,5 km
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Execução de uma estação técnica
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Construção de 13 Obras de Arte Correntes (oito Passagens Superiores; três Passagens Inferiores e duas Passagens Agrícolas)
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Construção de seis Obras de Arte Especiais (Pontes Ferroviárias):
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Ponte sobre a Ribeira do Freixo, com 284 m de extensão;
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Ponte de Machede, com 119 m de extensão;
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Ponte das Bicas, com 220 m de extensão;
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Ponte da Pardiela, com 358 m de extensão;
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Ponte da Palheta, com 575 m de extensão;
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Ponte do Freixo, com 180 m de extensão.
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A nova plataforma de via férrea e as Obras de Arte estarão preparadas para uma futura duplicação da via.
Benefícios
A conclusão da modernização/construção do Corredor Internacional Sul Sines/Setúbal/Lisboa-Caia, no qual se integra este troço, irá permitir alcançar os seguintes benefícios:
- Reforço da coesão económica e social no território nacional;
- Melhoria da mobilidade;
- Aumento da capacidade / oferta de novos serviços;
- Aumento da eficiência e competitividade do transporte de mercadorias;
- Redução de tempos de percurso;
- Redução de emissões GEE;
- Diminuição de custos para os operadores ferroviários;
- Promoção do aumento da quota ferroviária;
- Possibilidade de circulação de comboios de mercadorias até 750m;
- Reforço das ligações com a Europa;
- Redução da sinistralidade e de congestionamento.
Financiamento Comunitário